InícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 The Beatles: 45, 90, 900 anos do Sargent Peppers

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Whiplash
Ajudante
Ajudante


Sexo : Masculino
Mensagens : 584
Reputação : 2590
Data de inscrição : 20/05/2012
Idade : 19
Localização : DF

MensagemAssunto: The Beatles: 45, 90, 900 anos do Sargent Peppers   Qui Jun 07, 2012 11:25 am

Meu filho está prestes a completar seu segundo aniversário. Ainda são muito recentes em minha lembrança as primeiras músicas que eu cantei para niná-lo. Filho meu tem que gostar de música boa, eu pensei e penso. E por isso, nada melhor do que niná-lo cantando canções de um dos melhores discos já lançados (senão o melhor, mas, com certeza o mais revolucionário). E assim, eu me balançava com ele em uma rede na varanda de casa cantando as músicas do Sargent Peppers, na ordem do disco e à medida que eu sabia as letras (sempre misturo a letra da primeira Sgt. Peppers e da reprise e nunca decorei a letra de "Being For The Benefit of Mr. Kite"). O pequeno João Daniel logo adormecia nos meus braços e uma vez encerrou uma crise de choro ouvindo "Geting Better", comigo carregando bastante no Beeeeeeeeter.

Talvez não tenha sido correto misturar dois idiomas nos ouvidinhos tão novinhos do meu filho e às vezes me pergunto se não é essa a causa dele ainda falar numa língua só dele e só agora, quase aos dois anos, ele ter começado a dizer algumas palavras em português, inclusive a mais esperada: "papa".

Não tive a sorte do João Daniel, mas, se essas foram as primeiras músicas que ele ouviu, esse disco foi um dos primeiros que comprei, ainda em fita cassete, no meio da adolescência. Muito da arte de Peter Blake se perdia no diminuto artefato, mas isso nem importava muito naquela época de vacas tão magras e descobertas musicais. Já eram músicas mais velhas que eu na época, mas tiveram um papel importante na minha adolescência e juventude. Nada daquilo era o metal que eu tinha recém descoberto e tinha virado minha cabeça de magrelo espinhento. Algumas nem mesmo podem ser classificadas como rock, como "Within or Without You" repleta de referências indianas ou a jazzística "When I Am Sixty Four" (que tinha os metais ainda mais evidenciados devido a um problema na gravação que eliminava a voz de Paul McCartney em boa parte da faixa).

Este disco influenciou gerações nos últimos 45 anos e deve continuar influenciando, pelo menos pelos próximos 64. Lançado em primeiro de junho de 1967, na Inglaterra, depois que a banda já tinha se desviado do iê-iê-iê básico dos primeiros discos, flertado abertamente com a psicodelia em "Rubber Soul" e "Revolver" e abandonado as turnês, o disco lança as bases de praticamente tudo o que foi feito no rock a partir dali. Ainda não dá pra evidenciar algo de Heavy Metal como acontece facilmente em Helter Skelter, do também excelente álbum branco, tida por muitos como a primeira canção do gênero, mas alguns acordes da faixa titulo carregam um pouco mais de peso, fazendo com que, mesmo com exagero (vejam bem!), possamos considerá-la como um antigo ancestral do tipo de música que apareceria anos mais tarde pelas mãos do BLACK SABBATH e dos próprios BEATLES na faixa que já citei.

"Homenageada" de diversas formas, como no interessante álbum de covers da ANDY TIMMONS BAND, ou num bloco carnavalesco chamado Sargento Pimenta (!!!), ou mesmo através das dezenas de capas baseadas na sua, esta obra continuará influenciando gerações de músicos e pessoas comuns. E nos quarenta e cinco anos deste que é "O" álbum, indico duas matérias aqui do Whiplash repletas de curiosidades.



Fonte: The Beatles: 45, 90, 900 anos do Sargent Peppers - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/156168-beatles.html#ixzz1x7b0gYyI

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
The Beatles: 45, 90, 900 anos do Sargent Peppers
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Entrevista: Michael dá entrevista as vésperas de sue aniversário de 50 anos
» Dois anos depois de sua morte, Michael Jackson é homenageado ao redor do mundo
» diferenças entre Jazz Bass american STD e Jazz Bass anos 70
» Conhecem o Pipoquinha? O garoto é fera e só tem 12 anos.
» Cordas com 3 anos de uso?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Music Area :: Notícias sobre música-
Ir para: